Guaiuba Chemical Park: um novo modelo de inovação em cluster setorial e transferência de tecnologia no Brasil

Autores

Palavras-chave:

Indústria química., Polo., Cluster

Resumo

O projeto Guaiuba Chemical (GC) é um cluster produtivo com a finalidade de desenvolver a região e entorno do Município de Guaiuba, localizado na Região Metropolitana de Fortaleza/CE. A proposta foi partir do plano Rotas Estratégicas Setoriais da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). Diferentemente dos modelos de clusters produtivos tradicionais, é um projeto idealizado para reduzir custos e compartilhar infraestruturas comuns de condomínio, o que amplia a vantagem econômica adquirida pelas empresas instaladas. Este trabalho tem como objetivo apresentar uma nova visão de cluster como experiência da utilização de estratégias para transformar tecnologias desenvolvidas pela indústria em inovações mercadológicas. Trata-se de um processo ainda não finalizado, mas que se caracteriza como um projeto viável e importante para estimular outros pesquisadores e profissionais afins no caminho da transferência de tecnologia e de uma interação Universidade-Empresa (UE) sustentável economicamente, proporcionando o crescimento do Ãndice de Desenvolvimento Humano (IDH), da força de trabalho e da rotação monetária no Município de Guaiuba. A metodologia empregada foi a análise documental. A construção do cluster foi respaldada no Produto Interno Bruto do Ceará, no IDH do município e nos indicadores sociais: renda média do trabalhador, índice de Gini de Guaiuba, distribuição de empregos na indústria, setorização, sustentabilidade, capacitação de pessoal, modelo de gestão e inovação.

Biografia do Autor

Roberto Augusto Caracas Neto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Possui graduação em Curso de Formação de Oficiais de Infantaria pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) (2000) e graduação em Direito pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR) (2018). Atualmente é Oficial de Carreira do Exército Brasileiro (estatutário) lotado no Vigésimo Terceiro Batalhão de Caçadores (CE). Especialista em Comunicações pela Escola de Comunicações do Exército (EsCom) (2003), Especialista em Segurança do Sinal no Centro Integrado de Guerra Eletrônica (CIGE) (2005), Especialista em Operações Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO) (2010). Pós-graduado em Direito Militar pelo Centro de Estudos do Pessoal do Exército em Convênio com a Universidade Gama Filho (2013). Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Análise do Processo Decisório, Sistema de Excelência, análise organizacional de projetos, melhoria contínua, inovações e propriedade intelectual, Gestão de Pessoal (com experiência de 13 anos em recursos humanos), Comunicação Social (marketing institucional) e Assessoramento Jurídico Institucional.

Bruno de Carvalho Figueiredo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Bacharel em Direito (2015) pela Universidade de Fortaleza, Advogado da empresa VETOR, MARCAS E PATENTES e Mestrando em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação pelo PROFNIT - IFCE, campus Fortaleza (2020-2022). 

Francisco Fábio Braga Florêncio, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Mestrando em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia e Inovação pelo Instituto Federal do Ceará - IFCE, possui graduação tecnológica em Marketing pela Faculdade de Ensino Superior do Ceará (2015). Atualmente é analista de Projetos, Convênios e Parcerias do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Ceará. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão de Projetos, Marketing e apoio a micro e pequenas empresas, startups e empreendedores informais.

José Josafá Rebouças de Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Químico com o curso de Técnico em Química pela Escola Técnica Federal do Ceara (1992) e depois Graduou-se em Química Industrial pela Universidade Federal do Ceará (1994), pós graduou-se em Gestão e Estratégia Empresarial pela Universidade Estadual do Ceará (1998), cursou Comércio Exterior pela UNIFOR - Universidade de Fortaleza (2005). Tem mais de 30 anos de experiência na área de tintas e hoje está como Diretor Setorial de Tintas do Sindquímica da FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará. Recentemente foi nomeado como Presidente da Câmara Setorial Química do Ceará para o ano de 2020. Trabalhou como gestor industrial e gestor de PD&I em algumas empresas de tintas, tais como: Hidrotintas, Hidracor e Hipercor. Atualmente é Diretor na empresa Arco Química, empresa de Consultoria e Representações de produtos químicos ligados ao Setor de Tintas. Já recebeu o Prêmio Nacional da Revista Paint & Pintura de Personalidade do ano na categoria PD&I nos anos de 2015 e 2017. Também foi contemplado em 2018 com o Prêmio Regional Norte e Nordeste da Revista Paint & Pintura de Personalidade do ano na categoria PD&I.

Marcos Antônio Ferreira Soares, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Possui graduação em Administração pela Universidade de Fortaleza (1989). Atualmente é Conselheiro representante da FIEC da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará, Conselheiro da FCPC (Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura - UFC), Conselheiro da FAIFCE (Fundação de Amparo à Pesquisa do Instituto federal do Ceará), Conselheiro Fiscal - IEL - Instituto Euvaldo Lodi (FIEC_ Ceará), Diretor Industrial do Sindquimica( Sindicatos das Indústrias Quimica do Estado do Ceará), Diretor de Comercio exterior da FIEC (Federação das Indústrias do Estado do Ceará) e Presidente do CIC (Centro Industrial do Ceará). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão Corporativa e Propriedade Intelectual e tecnologia da Inovação

Alberto Monteiro Chaves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Graduado em Turismo pela UNIFOR - Universidade de Fortaleza (2009). Ex-presidente da Empreendetur - Empresa Júnior de Turismo, do curso de turismo da UNIFOR. Com experiência em viagens e turismo e gestão de negócios turísticos, história e patrimônio. Já viajei por mais de 42 países ao redor do mundo maximizando assim, minha visão de mundo. Especialista com MBA em Gestão Empresarial na UNIFOR - Universidade de Fortaleza (2017/2018). MBA de Marketing Digital e Mídias Sociais - UNIFOR-Universidade de Fortaleza (2018/2019). Concluindo o MBA em Logística - UNIFOR - Universidade de Fortaleza (2019/2022). Mestrando em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação - PROFNIT. Diretor-Presidente da IntraPlast ( www.intraplast.com.br ), indústria de termoformagem com fabricação de embalagens para bolos, tortas, doces e salgados, como também, embalagens de ovos, sushi e blister técnicos em PET. Vice-Presidente do SindiQuímica, ligado a FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Gestão 2020/2024). Diretor Administrativo do SindiEmbalagens, ligado a FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Gestão 2020/2024). Diretor do CIC - Centro Industrial do Ceará, que é uma sociedade civil sem fins lucrativos constituída por pessoas físicas e jurídicas que exercem atividades industriais ou afins que objetiva o desenvolvimento econômico-social sustentável do Ceará, sem perder de vista o contexto regional e nacional, participando ativamente da discussão e formulação das políticas propostas. Ligado a FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Gestão 2020/2024). Presidente da Camara de Saude e Quimica do Estado do Ceara (Gestao 2022). Vice-Presidente do Instituto Orbitar (Gestao 2022-2026). 

André Luiz Carneiro de Araújo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Ceará (1997), mestrado profissionalizante em computação pela Universidade Estadual do Ceará (2003) e doutorado em engenharia de teleinformática pela Universidade Federal do Ceará (2014). Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE - onde atua também nos cargos de chefe de departamento de inovação, orgão vinculado a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação e coordenador do laboratório de Inovação Tecnológica - LIT, laboratórios doIFCE em pesquisa e desenvolvimento nas áreas de telecomunicações, informática e automação e controle. Tem ampla experiência na coordenação e execução de projetos de P&D nas seguintes áreas: Telemetria; Redes de Sensores Sem Fio; Sistemas Embarcados; Comunicações de dados, entre outros.

Downloads

Publicado

2022-09-26