A inovação do modelo de negócios em empreendimentos da economia criativa

Liara de Oliveira Müller

Resumo

Considerando o crescimento do setor de Economia Criativa o presente estudo analisa as características organizacionais e a configuração da inovação do modelo de negócios em empreendimentos da economia criativa. O entendimento da configuração do modelo de negócios pode fornecer indícios para uma melhor gestão e competitividade das empresas desse setor, que cada vez mais, tem tido relevância no atual contexto competitivo. Assim, na presente pesquisa, foram examinados os pontos relevantes para a compreensão do conceito de economia criativa e suas características, delineando os seus contornos e sua contribuição para a criatividade, inovação e cultura, assim como as inovações que permeiam o modelo de negócios para empreendimentos criativos. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa e, para atingir os objetivos do trabalho, foram realizadas entrevistas em dois empreendimentos inseridos no campo da Economia Criativa. Verificou-se que os projetos entendem sobre a criatividade e inovação, mas precisam aprofundar conhecimentos em Economia Criativa. O modelo Canvas foi apresentado nesse estudo como uma das técnicas mais eficazes e atuais, que as empresas tradicionais estão aderindo, o que sinaliza também novas perspectivas para atuar em benefícios de áreas do campo da Economia Criativa. O estudo gerou uma expectativa positiva para que sejam realizadas novas pesquisas identificando o modelo de negócios adequado para as organizações segmentadas e que lidam com o reconhecimento do capital humano e cultura.

Downloads

Publicado

2020-07-07