Empreendedorismo e ensino superior
análise do perfil empreendedor de alunos de um centro universitário
Resumo
A aproximação entre o mundo acadêmico e empresarial têm sido fundamental para a inovação e o desenvolvimento do país, e a importância em gerar novos conhecimentos e benefícios para seus alunos, para pesquisa e para as empresas. Diante disto, o objetivo do presente artigo é apresentar o perfil empreendedor dos discentes de uma instituição de ensino superior do noroeste do Estado do Paraná. Para atingir este objetivo, realizou-se uma pesquisa de natureza mista (qualitativa e quantitativa), do tipo exploratória-descritiva, tendo como técnica de coleta de dados questionário. Os resultados mostraram que os discentes apresentam traços de um perfil empreendedor por necessidade e uma baixa iniciativa própria em participar de eventos extracurriculares sobre empreendedorismo. Diante disso, destaca-se a responsabilidade e o desafio da instituição estimular, atrair, engajar e formar também para o empreendedorismo, abordando o tema de forma transversal, intra e interdisciplinar em suas matrizes curriculares.