Prospecção para o Sistema “S” de cursos de formação profissional para indústria química que utilizam produtos controlados

Autores

Palavras-chave:

Capacitação de gestores, Transferência de Tecnologia, Produtos Controlados, Indústria Química, Sistema “S”

Resumo

Os cursos de formação profissional visam a formação de gestores de empresas para ampliar os conhecimentos e melhorar as habilidades profissionais dos administradores e colaboradores de indústrias. A proposta teve início com o plano Rotas Estratégicas Setoriais da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). Diferentemente dos modelos de cursos tradicionais, essa prospecção busca qualificar os gestores das indústrias para reduzir custos, compartilhar infraestruturas e conhecimentos comuns, o que amplia a vantagem econômica adquirida pelas empresas e minimiza os prejuízos de multas e gastos com consultores e despachantes. Este artigo tem como objetivo levantar os possíveis cursos que possam contribuir com a otimização da administração e na movimentação de produtos químicos controlados, com a capacitação dos agentes operacionais envolvidos na indústria. A metodologia foi baseada na problemática teórica e prática de acordo com o Decreto nº 10.030/2019. Os cursos devem ser na modalidade presencial e/ou remoto, com disciplinas apoiadas em Portarias do Exército e Polícia Federal (PF). A prospecção do curso foi necessária devido a identificação dos elevados custos de aplicação de multas e regularização das indústrias que utilizam produtos controlados, apreensões, e certificação do programa de acreditação para avaliação de produtos controlados pelo Exército.

Biografia do Autor

Roberto Augusto Caracas Neto, Exército Brasileiro

Possui graduação em Curso de Formação de Oficiais de Infantaria pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) (2000) e graduação em Direito pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR) (2018). Mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (IFCE) (2022). Atualmente é Oficial de Carreira do Exército Brasileiro (estatutário) lotado no Comando da Décima Região Militar (CE). Especialista em Comunicações pela Escola de Comunicações do Exército (EsCom) (2003), Especialista em Segurança do Sinal no Centro Integrado de Guerra Eletrônica (CIGE) (2005), Especialista em Operações Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO) (2010). Pós-graduado em Direito Militar pelo Centro de Estudos do Pessoal do Exército em Convênio com a Universidade Gama Filho (2013). Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Análise do Processo Decisório, Sistema de Excelência, análise organizacional de projetos, melhoria contínua, inovações e propriedade intelectual, Gestão de Pessoal (com experiência de 14 anos em recursos humanos), Comunicação Social (marketing institucional) e Assessoramento Jurídico Institucional.

José Josafá Rebouças de Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Começou sua carreira em química com o curso de Técnico em Química pela ETCE - Escola Técnica Federal do Ceara (1992) e depois Graduou-se em Química Industrial pela UFC- Universidade Federal do Ceará (1994), pós graduou-se em Gestão e Estratégia Empresarial pela UECE - Universidade Estadual do Ceará (1998), cursou Comércio Exterior pela UNIFOR - Universidade de Fortaleza (2005) e é Mestre em Propriedade Intelectual e Tranferência de Tecnologia para Inovação pelo IFCE - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Tem mais de 35 anos de experiência na área de tintas e hoje está como Diretor Setorial de Tintas do Sindquímica da FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará. Foi Presidente da Câmara Setorial Química do Ceará nos anos 2020 e 2021. Trabalhou como gestor industrial e gestor de PD&I em algumas empresas de tintas, tais como: Hidrotintas, Hidracor e Hipercor. Atualmente é Diretor na empresa Arco Química, empresa de Consultoria e Representações de produtos químicos ligados ao Setor de químico. Já recebeu o Prêmio Nacional da Revista Paint & Pintura de Personalidade do ano na categoria PD&I nos anos de 2015 e 2017. Também foi contemplado em 2018 com o Prêmio Regional Norte e Nordeste da Revista Paint & Pintura de Personalidade do ano na categoria PD&I e em 2021 recebeu o Prêmio Regional Norte e Nordeste da Revista Paint & Pintura de Personalidade do ano na categoria Fornecedor.

Marcos Antônio Ferreira Soares, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Possui graduação em Administração pela Universidade de Fortaleza (1989). Atualmente é Conselheiro representante da FIEC da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará, Conselheiro da FCPC (Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura - UFC), Conselheiro da FAIFCE (Fundação de Amparo à Pesquisa do Instituto federal do Ceará), Conselheiro Fiscal - IEL - Instituto Euvaldo Lodi (FIEC_ Ceará), Diretor Industrial do Sindquimica( Sindicatos das Indústrias Quimica do Estado do Ceará), Diretor de Comercio exterior da FIEC (Federação das Indústrias do Estado do Ceará) e Presidente do CIC (Centro Industrial do Ceará). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão Corporativa e Propriedade Intelectual e tecnologia da Inovação.

Alberto Monteiro Chaves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Graduado em Turismo pela UNIFOR - Universidade de Fortaleza (2009). Ex-presidente da Empreendetur - Empresa Júnior de Turismo, do curso de turismo da UNIFOR. Com experiência em viagens e turismo e gestão de negócios turísticos, história e patrimônio. Já viajei por mais de 42 países ao redor do mundo maximizando assim, minha visão de mundo. Especialista com MBA em Gestão Empresarial na UNIFOR - Universidade de Fortaleza (2017/2018). especialista com MBA de Marketing Digital e Mídias Sociais - UNIFOR-Universidade de Fortaleza (2018/2019). Especialista com MBA em Logística - UNIFOR - Universidade de Fortaleza (2019/2021). Mestrando em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação - PROFNIT. Diretor-Presidente da IntraPlast ( www.intraplast.com.br ), indústria de termoformagem com fabricação de embalagens para bolos, tortas, doces e salgados, como também, embalagens de ovos, sushi e blister técnicos em PET. Vice-Presidente do SindiQuímica, ligado a FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Gestão 2020/2024). Diretor Administrativo do SindiEmbalagens, ligado a FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Gestão 2020/2024). Diretor do CIC - Centro Industrial do Ceará, que é uma sociedade civil sem fins lucrativos constituída por pessoas físicas e jurídicas que exercem atividades industriais ou afins que objetiva o desenvolvimento econômico-social sustentável do Ceará, sem perder de vista o contexto regional e nacional, participando ativamente da discussão e formulação das políticas propostas. Ligado a FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Gestão 2020/2024). Presidente da Camara de Saude e Quimica do Estado do Ceara (Gestao 2022). Vice-Presidente do Instituto Orbitar (Gestao 2022-2026)

Francisco Fábio Braga Florêncio, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Mestrando em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia e Inovação pelo Instituto Federal do Ceará - IFCE, possui graduação tecnológica em Marketing pela Faculdade de Ensino Superior do Ceará (2015). Atualmente é analista de Projetos, Convênios e Parcerias do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Ceará. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão de Projetos, Marketing e apoio a micro e pequenas empresas, startups e empreendedores informais.

André Luiz Carneiro de Araújo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Ceará (1997), mestrado profissionalizante em computação pela Universidade Estadual do Ceará (2003) e doutorado em engenharia de teleinformática pela Universidade Federal do Ceará (2014). Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE - onde atua também nos cargos de chefe de departamento de inovação, orgão vinculado a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação e coordenador do laboratório de Inovação Tecnológica - LIT, laboratórios doIFCE em pesquisa e desenvolvimento nas áreas de telecomunicações, informática e automação e controle. Tem ampla experiência na coordenação e execução de projetos de P&D nas seguintes áreas: Telemetria; Redes de Sensores Sem Fio; Sistemas Embarcados; Comunicações de dados, entre outros.

Tecia Vieira Carvalho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Possui Pós-doutorado pelo Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, doutorado em Biotecnologia pela RENORBIO - Universidade Federal do Ceará - UFC (2010), Mestrado em Ciências Marinhas Tropicais - Universidade Federal do Ceará - UFC (2006), MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas - FGV ( 2007) e graduação em Química Industrial pela Universidade Federal do Ceará - UFC (1992). Foi Presidente da Rede de Incubadoras de Empresas do Ceará ? RIC (2012-2016), Diretora Adjunta do Parque de Desenvolvimento Tecnológico ? PADETEC (2006 -2018), Coordenadora Geral do Fórum de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologias ? FORTEC-NE (2012-2014). Atualmente é Presidente do Núcleo de Estudos e Pesquisas do Norte e Nordeste ? NEPEN, diretora científico, tecnológico e inovação da Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual e vice coordenadora do mestrado profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação - PROFNIT. Atua nas áreas de química e tecnologias ambientais e também na área de Gestão Empreendedora, Gestão da Inovação e Gerenciamento de Projetos Inovadores. (Texto informado pelo autor)

Downloads

Publicado

2022-09-26