Dispensador de líquidos de limpeza, higienizantes e sanitizantes ativado por pedal para combate da COVID-19

Autores

Palavras-chave:

Higienização, Novo Coronavírus, Dispensador de líquidos

Resumo

O propósito deste artigo é apresentar os passos da concepção, desenvolvimento até a outorga da carta patente de um sistema dispensador de líquidos para sanitização, higienização e limpeza, utilizando uma estrutura móvel e flexível, embarcando reservatórios, de pequenos ou grandes volumes, adaptável a estruturas de fixação. O design, a metodologia e a abordagem foram construídas para solução do problema de higienização das mãos sem ter contato com o dispensador, com formulação de design empírico em totens promocionais. A metodologia para desenvolvimento do produto foi baseada em prospecção do estado da arte, construção do protótipo, registro e fornecimento ao mercado, com financiamento próprio. Diferentemente dos modelos existentes, o sistema é acionado mediante compressão de um pedal, que tensiona um conjunto de cordoalhas e aciona uma ou mais válvulas, organizadas em arranjos e disposições possíveis para lugares de grande demanda e circulação. A limitação do invento é a restrição por acionamento mecânico. Este trabalho tem como implicação prática apresentar um novo produto com visão de experiência de utilização que transformou o período de pandemia do Novo Coronavírus (COVID-19) com a tecnologia desenvolvida na indústria química para contribuir com uma solução no combate a pandemia sanitária. Trata-se de um produto originalmente desenvolvido no estado do Ceará de forma comercial ou artesanal, viável, útil e de baixo custo. A patente de invenção tem seu valor respaldado pela necessidade de atender às mudanças de hábitos culturais de higiene e restringindo o contato do usuário com os depósitos de produtos do tipo álcool líquido/gel.

Biografia do Autor

José Josafá Rebouças de Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Técnico em Química pela Escola Técnica Federal do Ceara (1992); Graduado em Química Industrial pela Universidade Federal do Ceará (1994); Pós Graduado em Gestão e Estratégia Empresarial pela Universidade Estadual do Ceará(1998). Mestrando Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação no IFCE PROFNIT (2020). Atualmente está como Diretor Setorial de Tintas do Sindquímica (gestão 2020/24) ligado à FIEC -Federação das Indústrias do Estado do Ceará. Foi eleito Presidente da Câmara Setorial Química do Ceará gestão 2020/21. Diretor Técnico do Instituto Orbitar. Empresário, Diretor da empresa Arco Quimica.

Marcos Antônio Ferreira Soares, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

formado pelo curso de Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Gestor de Sistemas de Qualidade Assegurada- Consult-Isso, pelo Centro de Competividade Industrial. Pós-Graduado em Tecnologia da Inovação pelo IFCE,IEL/CE e Universidade Ben Gurion/ Negev-Israel, Strategic Management in Times of Turbulence and Disruption, Outubro/2016 e Maio/2017 na FIU- Florida Internacional University. Cursando Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia. Empresário, Diretor das empresas: Fortsan do Brasil Indústria Química, Solquimica Indústria Química e Farmacêutica Ltda e Abrolhos Representações Ltda. Atualmente presidente Centro Industrial do Ceará e diretor industrial do Sindicato das Indústrias Químicas do Ceará – SINDQUÃMICA no período de 2020-2022, Presidente do SINDQUIMICA (2015 – 2020) Diretor Financeiro do CIC-Centro Industrial do Ceará(2016-2020), Diretor Financeiro do Sindquímica de 2004-2008, Vice-presidente do Sindquímica de 2008-2012. Diretor da Fiec - Federação das Industrias do Estado do Ceará 2014-2019, Conselheiro do Senai/CE 2015-2017,Conselheiro do Sesi/CE 2017-2019, Presidente da Câmara Setorial de Química do Estado do Ceará(2015-2016/2017),Representante da Fiec na Câmara Setorial de Saúde do Estado do Ceará , membro convidado do Cointec- Conselho de Inovação e Tecnologia da Fiec, membro do conselho fiscal do IEL/CE (2015 à 2020) , Conselheiro do Nutec- Nucleo de Tecnologia do Estado do Ceará(2015 à 2020), Membro pela Fiec da MEI-Mobilização Empresarial pela Inovação(CNI), membro da Comissão de Apoio e Desenvolvimento a Industria da Fiec( 2015-2017) e representante da CNI junto ao GECIS (Grupo executivo do Complexo Industrial da Saúde), Diretor de Assuntos Internacionais do Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do Estado do Ceará – FIEC (2020); Membro do Conselho Curador da FCPC - Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (2020-2023), Membro do Conselho da Fundação IFCE - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (2020-2020), Presidente do Centro Industrial do Ceará 2020-2022. Integrou o conselho fiscal do Instituto Euvaldo Lodi (IEL/CE), instituição que prepara as empresas brasileiras com soluções em gestão corporativa, educação empresarial e desenvolvimento de carreira (2015 a 2020) e atualmente integra como membro suplente (2020 a 2022).

Alberto Monteiro Chaves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Graduado em Turismo pela UNIFOR - Universidade de Fortaleza (2009). Ex-presidente da Empreendetur - Empresa Júnior de Turismo, do curso de turismo da UNIFOR. Com experiência em viagens e turismo e gestão de negócios turísticos, história e patrimônio. Já viajei por mais de 42 países ao redor do mundo maximizando assim, minha visão de mundo. Especialista com MBA em Gestão Empresarial na UNIFOR - Universidade de Fortaleza (2017/2018). MBA de Marketing Digital e Mídias Sociais - UNIFOR-Universidade de Fortaleza (2018/2019). Concluindo o MBA em Logística - UNIFOR - Universidade de Fortaleza (2019/2022). Mestrando em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação - PROFNIT. Diretor-Presidente da IntraPlast ( www.intraplast.com.br ), indústria de termoformagem com fabricação de embalagens para bolos, tortas, doces e salgados, como também, embalagens de ovos, sushi e blister técnicos em PET. Vice-Presidente do SindiQuímica, ligado a FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Gestão 2020/2024). Diretor Administrativo do SindiEmbalagens, ligado a FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Gestão 2020/2024). Diretor do CIC - Centro Industrial do Ceará, que é uma sociedade civil sem fins lucrativos constituída por pessoas físicas e jurídicas que exercem atividades industriais ou afins que objetiva o desenvolvimento econômico-social sustentável do Ceará, sem perder de vista o contexto regional e nacional, participando ativamente da discussão e formulação das políticas propostas. Ligado a FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Gestão 2020/2024). Presidente da Camara de Saude e Quimica do Estado do Ceara (Gestao 2022). Vice-Presidente do Instituto Orbitar (Gestao 2022-2026).

Ana Karinna Silveira Pereira Caracas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Estadual da Paraíba (2002). É especialista em Serviço de Saúde Pública pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FACISA) - 2004; Especialista em Saúde da Família pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) - 2007; e Especialista em Saúde do Trabalhador pelo Instituto Nordeste de Educação Superior e Pós - Graduação (INESPO) - 2013. Mestra em Clínicas Odontológicas, na área de concentração disfunção temporomandibular e dor orofacial, da Faculdade São Leopoldo Mandic. Trabalhou como Cirurgiã-Dentista do Programa Saúde da Família, no Município de Campina Grande-PB de março de 2003 até julho de 2006. Em agosto de 2006 foi efetivada como Cirurgiã - Dentista da Estratégia Saúde da Família do Município de Fortaleza, onde exerce o cargo até a presente data.

Tecia Vieira Carvalho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Possui Pós-doutorado pelo Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, doutorado em Biotecnologia pela RENORBIO - Universidade Federal do Ceará - UFC (2010), Mestrado em Ciências Marinhas Tropicais - Universidade Federal do Ceará - UFC (2006), MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas - FGV ( 2007) e graduação em Química Industrial pela Universidade Federal do Ceará - UFC (1992). Foi Presidente da Rede de Incubadoras de Empresas do Ceará ? RIC (2012-2016), Diretora Adjunta do Parque de Desenvolvimento Tecnológico ? PADETEC (2006 -2018), Coordenadora Geral do Fórum de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologias ? FORTEC-NE (2012-2014). Atualmente é Presidente do Núcleo de Estudos e Pesquisas do Norte e Nordeste ? NEPEN, diretora científico, tecnológico e inovação da Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual e vice coordenadora do mestrado profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação - PROFNIT. Atua nas áreas de química e tecnologias ambientais e também na área de Gestão Empreendedora, Gestão da Inovação e Gerenciamento de Projetos Inovadores.

Downloads

Publicado

2022-09-26