Marca global em mercados locais: um estudo de caso do rebranding da marca Skil e sua adaptação no mercado Latino-Americano

Autores

  • Cesio Pinto Barbosa Lemos
  • Frederico Eugênio Fernandes Filho

Resumo

As empresas cada vez mais atuam em mercados globalizados e grande parte de sua estratégia de crescimento tange a expansão para novos mercados, porém essa abordagem de expansão requer um cuidado especial das empresas no tocante à compreensão dos mercados locais, com uma melhor compreensão de suas demandas específicas, bem como sua especificidade, e para melhorar a estratégia de marketing das marcas muitas vezes se faz necessário repensar em como introduzir a marca nesse novo mercado. Considerando que há uma certa escassez de estudos com esse tema para o mercado Latino Americano, esse artigo visa analisar a partir da perspectiva da empresa que adota estratégias de atuação em todo mundo, com o objetivo de analisar e identificar quais as estratégias de marketing foram utilizadas pela marca de ferramentas elétricas Skil e toda a implicação do reposicionamento da marca Skil para o mercado Latino Americano. No estudo de caso em questão, foram analisados quatro distintos tópicos do rebranding feito pela marca: mudanças no logotipo, mudanças na embalagem do produto, mudanças no design do produto e as mudanças na comunicação on-line, da marca na América Latina, comparando com a distinta abordagem da marca a nível mundial.

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Publicado

2020-10-30