Reflexos da sustentabilidade no brand equity: uma revisão sistemática

Autores

  • Frederico Eugênio Fernandes Filho
  • Cesio Pinto Barbosa Lemos

Resumo

Em um cenário em que cada vez mais evidenciam-se as preocupações da população com a integridade do meio ambiente, as ações sustentáveis da empresa passam a conquistar a simpatia dos consumidores. Percebendo essa tendência, muitas empresas têm investido em ações sustentáveis que vão além da “maquiagem verde” ou de meras iniciativas de comunicação. Entretanto, a literatura ainda é nebulosa com relação à identificação dos reais efeitos das ações de sustentabilidade sobre o valor de marca. O presente trabalho, portanto, tem por objetivo reunir diferentes fontes de dados e, nelas, buscar evidências dos impactos da sustentabilidade no brand equity. Para tanto, realizou-se revisão bibliográfica sistemática, que trouxe evidências de que, de fato, as ações sustentáveis são capazes de impactar positivamente no brand equity, embora exista um gap entre as ações desenvolvidas e o retorno esperado pelas companhias, o que pode ser obtido por meio de mudanças no marketing estratégico das organizações.

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Publicado

2020-10-30